Costa Rica um verdadeiro Oásis
Povoada de pelicano que fazem companhia aos surfistas até nas praias mais movimentadas.
Iguanas gigantes estão por todos os lados.
Em plena autopista, é possível parar sobre uma ponte e observar dezenas de crocodilos.
Um oásis de estabilidade e relativa prosperidade, o que lhe rendeu o apelido de “Suíça da América Central”, a Costa Rica é o país com maior percentagem de território regido por leis de proteção ambiental em todo o mundo, abrigando 5% da biodiversidade terrestre: são 35 parques nacionais (muitos deles com excelente e completa infraestrutura turística) e oito reservas biológicas, cujas superfícies somadas correspondem a 26% de seus 51 mil quilômetros quadrados.
Em outras palavras, um dos melhores e mais cômodos lugares do globo para o ecoturismo.
Pouco menor que o estado do Rio Grande do Norte, a Costa Rica se divide em três regiões radicalmente diferentes.
Apenas 120 quilômetros separam as duas costas do país, entre os oceanos Pacífico e Atlântico, que somam juntas 1 228 quilômetros de praias, costões rochosos e manguezais e são separadas por uma coluna de cordilheiras.
Isso significa que, em um mesmo dia é possível tomar café da manhã à beira do quente e humido litoral do Caribe (o menos explorado do país), subir ao topo de um vulcão e chegar à árida costa do Pacífico (onde estão as praias mais conhecidas, como Tamarindo) a tempo de curtir o pôr do sol – forte candidato ao mais perfeito da sua vida – de piña colada em mãos.
Viajar para Costa Rica: o turismo de aventura
Se você é um amante da natureza, esse país realmente precisa estar no seu radar. Não só a Costa Rica, todos países perto do Brasil proporcionam uma experiência diferenciada de turismo de aventura. Muito por conta das próprias belezas naturais: rios, vulcões, cavernas, florestas incríveis. São vários os motivos para você conhecer os lugares fantásticos do nosso continente. E aproveitar no verdadeiro estilo “slow travel”.
Mas, se o tema é ecoturismo na América Latina, realmente precisamos destacar a Costa Rica.
Melhor época para viajar para Costa Rica
Assim como em outros destinos deste nosso continente, o país tropical alterna entre períodos de chuva mais e menos intensa. Portanto, a melhor época para viajar para Costa Rica é exatamente quando há menor precipitação: entre dezembro e abril. Agora, coincidentemente ou não, também são os meses de alta temporada por lá. São diversos turistas americanos fugindo do frio do inverno. E muitas datas festivas, como Natal, Ano Novo e Semana Santa acabam impactando também no orçamento da viagem. Fora a lotação dos principais passeios e atrações.
Requisitos para entrar no país
Apesar de não integrar o bloco do Mercosul, não há muitos requisitos para viajar para a Costa Rica. Não precisa de visto, apenas passaporte dentro da validade. É necessário também levar a carteira internacional de vacinação comprovando a vacina contra a febre amarela.
O tempo para emissão é de dois e sete dias corridos. Porém, a vacina precisa ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem internacional.
Destaques da Costa Rica
Difícil é destacar apenas alguns pontos deste país. Mas se você quer viajar para a Costa Rica é importante entender o que o espera por lá, nao é ? Claro que se gostar aqueles desportos radicais, o ideal é encontrar passeios que misturam beleza natural e aventura. O país é repleto de atrações que contam com estruturas de arvorismo, escalada, tirolesa, rafting e rapell, por exemplo.
Porém, se gostar mais de lugares exóticos, o importante conhecer os vários vulcões, além da fauna e flora exuberante. O país é reduto da biodiversidade. Apesar do território ocupar apenas 0,03% do planeta, é responsável por 5% da biodiversidade do mundo!
Flora
E já que é diversidade que estamos a falar, sabia que só de orquídeas são mais de 500 espécies por lá? Encontrará uma variedade gigante de plantas e flores.
Animais
Fora a flora, a fauna também é importante para o equilíbrio da região. São mais de 15 mil espécies de plantas e animais. Se você quer viajar para a Costa Rica, precisa conhecer um pouco dos animais que habitam a região há anos. Entre eles, os macacos bugios, que rodeiam as árvores de todo o país. Dos macacos para os pequeninos beija-flores. São mais de 25 espécies desses pássaros por lá.
Mas, já que mencionamos os animais, precisamos destacar um importantíssimo: o bicho-preguiça. Não muito conhecido no Brasil, o animal tem um verdadeiro santuário na Costa Rica. Desde 1992, o local trabalha no resgate das preguiças e agenda passeios para os curiosos de plantão.
E o que fazer na Costa Rica?
Bom, a gente já falou da biodiversidade, da melhor época para viajar para a Costa Rica e dos requisitos. Agora, é hora de mostrar o que fazer na Costa Rica! Por isso, separamos alguns lugares incríveis que você precisa aproveitar na viagem.
Parque Nacional Manuel Antonio
O Parque Nacional Manuel Antonio é um deles. A área preservada que combina praia, floresta tropical, vários animais, água cristalina com recife de corais e uma vegetação exuberante. O passeio é um dos mais belos da Costa Rica. A praia é também um ótimo local para quem deseja mergulhar ou surfar no país.
Parque Nacional Corcovado
O Parque Nacional Corcovado, apesar de parecer o morro do Rio de mesmo nome, é o paraíso natural de lá. O maior parque da Costa Rica, é um local perfeito para quem quer acampar. Entre os passeios do parque estão a cachoeira “La Llorona” (“A Chorosa”) e o Lago Corcovado.
Reserva Florestal Monteverde Cloud
A Reserva Florestal Monteverde contempla quatro zonas ecológicas, a maioria sendo de floresta ainda intocada. É considerado uma das reservas biológicas mais importantes do mundo. Com uma rede de trilhas, abriga mais de 3 mil espécies de plantas.
Vulcão Poás
Como a gente mencionou, a Costa Rica é um lugar incrível. Das praias e florestas, vamos para os vulcões. Um deles é localizado no Parque Nacional Vulcão Poás. E você pode chegar na beira da cratera, já que é um dos mais acessíveis do mundo. Ainda por cima, tem uma lagoa de água marinha, perfeita para fotos.
Parque Nacional Tortuguero
Outro parque impressionante é o Parque Nacional Tortuguero. Um dos mais importantes do país tanto pela diversidade quanto pela extensão das suas praias. Ah, e como o nome diz, é um principais pontos de desova das tartarugas marinhas.
Vulcão Rincón de la Vieja
O vulcão Rincón de la Vieja é mais um vulcão ativo na Costa Rica. O parque que leva o mesmo nome e é um ótimo local para visita. São mais de 14 mil hectares de floresta.
Isla del Caño
A pequena ilha, a 20km da Baía Drake, foi declarada parque nacional e é uma área preservada. As principais atrações são as praias, as atividades aquáticas, bancos de corais e animais marinhos. Quem não quer aproveitar esse paraíso rodeado de arraias, golfinhos?
Tenorio Volcano National Park
O Parque Nacional Vulcão Teonorio é outro preservado e que leva o nome do próprio vulcão. Além do vulcão, a principal atração do parque é o Rio Celeste. Com cachoeiras para aproveitar o banho nas águas de coloração azul-turquesa!
Cerro Chirripó
Outra paisagem incrível é montanha mais alta da Costa Rica. Com 3820 metros de altitude, o Cerro Chirripó fica no parque de mesmo nome.
É caro viajar para a Costa Rica?
Mas, muita gente pergunta: viajar para a Costa Rica é caro? O destino ainda é considerado um pouco mais caro que vários outros lugares cinematográficos, inclusive alguns no Brasil. O preço do dólar e o período da viagem impactam bastante no orçamento. Lembre que a melhor época para viajar para a Costa Rica é exatamente durante a alta temporada por lá. Porém, tudo é uma questão de planejamento e antecipação!
O fato é que é um lugar incrível, com opções de passeios que não acabam mais. Difícil escolher uma só atração ou um só motivo para viajar para a Costa Rica, não é? Mais complicado ainda é fazer todo o seu roteiro de viagem. Imagina escolher a ordem dos passeios, hospedagem, deslocamento. Planear onde ir na Costa Rica realmente é um desafio e tanto e, provavelmente, vai precisar da nossa ajuda.