fbpx

Um oásis chamado Costa Rica

costa rica scaled

Costa Rica um verdadeiro Oásis


Povoada de pelicano que fazem companhia aos surfistas até nas praias mais movimentadas.

Iguanas gigantes estão por todos os lados.

Em plena autopista, é possível parar sobre uma ponte e observar dezenas de crocodilos.

Um oásis de estabilidade e relativa prosperidade, o que lhe rendeu o apelido de “Suíça da América Central”, a Costa Rica é  o país com maior percentagem de território regido por leis de proteção ambiental em todo o mundo, abrigando 5% da biodiversidade terrestre: são 35 parques nacionais (muitos deles com excelente e completa infraestrutura turística) e oito reservas biológicas, cujas superfícies somadas correspondem a 26% de seus 51 mil quilômetros quadrados.

Em outras palavras, um dos melhores e mais cômodos lugares do globo para o ecoturismo.

Pouco menor que o estado do Rio Grande do Norte, a Costa Rica se divide em três regiões radicalmente diferentes.

Apenas 120 quilômetros separam as duas costas do país, entre os oceanos Pacífico e Atlântico, que somam juntas 1 228 quilômetros de praias, costões rochosos e manguezais e são separadas por uma coluna de cordilheiras.

Isso significa que, em um mesmo dia é possível tomar café da manhã à beira do quente e humido litoral do Caribe (o menos explorado do país), subir ao topo de um vulcão e chegar à árida costa do Pacífico (onde estão as praias mais conhecidas, como Tamarindo) a tempo de curtir o pôr do sol  – forte candidato ao mais perfeito da sua vida – de piña colada em mãos.

Viajar para Costa Rica: o turismo de aventura

Se você é um amante da natureza, esse país realmente precisa estar no seu radar. Não só a Costa Rica, todos países perto do Brasil proporcionam uma experiência diferenciada de turismo de aventura. Muito por conta das próprias belezas naturais: rios, vulcões, cavernas, florestas incríveis. São vários os motivos para você conhecer os lugares fantásticos do nosso continente. E aproveitar no verdadeiro estilo “slow travel”.

viajar-para-costa-rica

Mas, se o tema é ecoturismo na América Latina, realmente precisamos destacar a Costa Rica.

Melhor época para viajar para Costa Rica

Assim como em outros destinos deste nosso continente, o país tropical alterna entre períodos de chuva mais e menos intensa. Portanto, a melhor época para viajar para Costa Rica é exatamente quando há menor precipitação: entre dezembro e abril. Agora, coincidentemente ou não, também são os meses de alta temporada por lá. São diversos turistas americanos fugindo do frio do inverno. E muitas datas festivas, como Natal, Ano Novo e Semana Santa acabam impactando também no orçamento da viagem. Fora a lotação dos principais passeios e atrações.

viajar-para-costa-rica

Requisitos para entrar no país

Apesar de não integrar o bloco do Mercosul, não há muitos requisitos para viajar para a Costa Rica. Não precisa de visto, apenas passaporte dentro da validade. É necessário também levar a carteira internacional de vacinação comprovando a vacina contra a febre amarela.

por-que-viajar-para-costa-rica

O tempo para emissão é de dois e sete dias corridos. Porém, a vacina precisa ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem internacional.

Destaques da Costa Rica

Difícil é destacar apenas alguns pontos deste país. Mas se você quer viajar para a Costa Rica é importante entender o que o espera por lá, nao é ? Claro que se gostar aqueles desportos radicais, o ideal é encontrar passeios que misturam beleza natural e aventura. O país é repleto de atrações que contam com estruturas de arvorismo, escalada, tirolesa, rafting e rapell, por exemplo.

por-que-viajar-para-costa-rica

Porém, se gostar mais de lugares exóticos, o importante conhecer os vários vulcões, além da fauna e flora exuberante. O país é reduto da biodiversidade. Apesar do território ocupar apenas 0,03% do planeta, é responsável por 5% da biodiversidade do mundo!

Flora

E já que é diversidade que estamos a falar, sabia que só de orquídeas são mais de 500 espécies por lá? Encontrará uma variedade gigante de plantas e flores.

por-que-viajar-para-costa-rica-flora

Animais

Fora a flora, a fauna também é importante para o equilíbrio da região. São mais de 15 mil espécies de plantas e animais. Se você quer viajar para a Costa Rica, precisa conhecer um pouco dos animais que habitam a região há anos. Entre eles, os macacos bugios, que rodeiam as árvores de todo o país. Dos macacos para os pequeninos beija-flores. São mais de 25 espécies desses pássaros por lá.

por-que-viajar-para-costa-rica-animais

Mas, já que mencionamos os animais, precisamos destacar um importantíssimo: o bicho-preguiça. Não muito conhecido no Brasil, o animal tem um verdadeiro santuário na Costa Rica. Desde 1992, o local trabalha no resgate das preguiças e agenda passeios para os curiosos de plantão.

E o que fazer na Costa Rica?

Bom, a gente já falou da biodiversidade, da melhor época para viajar para a Costa Rica e dos requisitos. Agora, é hora de mostrar o que fazer na Costa Rica! Por isso, separamos alguns lugares incríveis que você precisa aproveitar na viagem.

Parque Nacional Manuel Antonio

por-que-viajar-para-costa-rica

O Parque Nacional Manuel Antonio é um deles. A área preservada que combina praia, floresta tropical, vários animais, água cristalina com recife de corais e uma vegetação exuberante. O passeio é um dos mais belos da Costa Rica. A praia é também um ótimo local para quem deseja mergulhar ou surfar no país.

Parque Nacional Corcovado

por-que-viajar-para-costa-rica

O Parque Nacional Corcovado, apesar de parecer o morro do Rio de mesmo nome, é o paraíso natural de lá. O maior parque da Costa Rica, é um local perfeito para quem quer acampar. Entre os passeios do parque estão a cachoeira “La Llorona” (“A Chorosa”) e o Lago Corcovado.

Reserva Florestal Monteverde Cloud

por-que-viajar-para-costa-rica

A Reserva Florestal Monteverde contempla quatro zonas ecológicas, a maioria sendo de floresta ainda intocada. É considerado uma das reservas biológicas mais importantes do mundo. Com uma rede de trilhas, abriga mais de 3 mil espécies de plantas.

Vulcão Poás

por-que-viajar-para-costa-rica

Como a gente mencionou, a Costa Rica é um lugar incrível. Das praias e florestas, vamos para os vulcões. Um deles é localizado no Parque Nacional Vulcão Poás. E você pode chegar na beira da cratera, já que é um dos mais acessíveis do mundo. Ainda por cima, tem uma lagoa de água marinha, perfeita para fotos.

Parque Nacional Tortuguero

por-que-viajar-para-costa-rica

Outro parque impressionante é o Parque Nacional Tortuguero. Um dos mais importantes do país tanto pela diversidade quanto pela extensão das suas praias. Ah, e como o nome diz, é um principais pontos de desova das tartarugas marinhas.

Vulcão Rincón de la Vieja

por-que-viajar-para-costa-rica

O vulcão Rincón de la Vieja é mais um vulcão ativo na Costa Rica. O parque que leva o mesmo nome e é um ótimo local para visita. São mais de 14 mil hectares de floresta.

Isla del Caño

por-que-viajar-para-costa-rica

A pequena ilha, a 20km da Baía Drake, foi declarada parque nacional e é uma área preservada. As principais atrações são as praias, as atividades aquáticas, bancos de corais e animais marinhos. Quem não quer aproveitar esse paraíso rodeado de arraias, golfinhos?

Tenorio Volcano National Park

por-que-viajar-para-costa-rica

O Parque Nacional Vulcão Teonorio é outro preservado e que leva o nome do próprio vulcão. Além do vulcão, a principal atração do parque é o Rio Celeste. Com cachoeiras para aproveitar o banho nas águas de coloração azul-turquesa!

Cerro Chirripó

por-que-viajar-para-costa-rica

Outra paisagem incrível é montanha mais alta da Costa Rica. Com 3820 metros de altitude, o Cerro Chirripó fica no parque de mesmo nome.

É caro viajar para a Costa Rica?

Mas, muita gente pergunta: viajar para a Costa Rica é caro? O destino ainda é considerado um pouco mais caro que vários outros lugares cinematográficos, inclusive alguns aqui no Brasil. O preço do dólar e o período da viagem impactam bastante no orçamento. Lembre que a melhor época para viajar para a Costa Rica é exatamente durante a alta temporada por lá. Porém, tudo é uma questão de planejamento e antecipação!

por-que-viajar-para-costa-rica

O fato é que é um lugar incrível, com opções de passeios que não acabam mais. Difícil escolher uma só atração ou um só motivo para viajar para a Costa Rica, não é? Mais complicado ainda é fazer todo o seu roteiro de viagem. Imagina escolher a ordem dos passeios, hospedagem, deslocamento. Planear onde ir na Costa Rica realmente é um desafio e tanto e, provavelmente, vai precisar da nossa ajuda.

 

Leave a reply

error: Conteúdo protegido!!!