Overbooking ! O que é ?

Overbooking

O overbooking faz parte da lógica de formação de preços da companhia e é, por assim dizer, a moeda de troca pelas facilidades de remarcação do bilhete em caso de “no show” (termo usado quando um passageiro não comparece num voo).

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Estatisticamente, as transportadoras sabem, em cada rota, dia e horário, qual o número previsível de no shows e, por isso, vendem mais bilhetes que os lugares disponíveis na aeronave para limitar as perdas (de outra forma, ficariam com lugares vazios e assumiam os prejuízos, ou aumentariam o preço médio dos bilhetes para compensar).

Raramente acontece mas eis um exemplo, num voo entre o Rio de Janeiro e Paris, a Air France estava em overbooking e procurava voluntários para não embarcar, oferecendo uma compensação monetária muito abaixo da tabela. Houve voluntários suficientes que aceitaram as condições mas, caso a Air France não conseguisse o número necessário, teria que pagar as indemnizações legalmente previstas, a saber:

Entre aeroportos no interior da UE

  • Para voos até 1.500 km: 250€
  • Para voos superiores a 1.500 km: 400€

Entre um aeroporto no interior da UE e um aeroporto fora da UE

  • Para voos até 1.500 km: 250€
  • Para voos entre 1.500 e 3.500 km (médio curso): 400€
  • Para voos com mais de 3.500 km (longo curso): 600€ (era este o caso)

(Nota que, se a companhia aérea propuser um voo alternativo equivalente, a indemnização pode ser reduzida em 50 %)

O que esperar das companhias aéreas em caso de overbooking?

Quando for recusado o embarque num voo, a companhia aérea é obrigada a procurar voluntários que cedam às suas reservas a troco de benefícios (como fez a Air France no caso que relatei). Idealmente, a transportadora deveria oferecer aos voluntários a opção entre o reembolso do bilhete e o re-encaminhamento, sendo esta última a opção mais aceitável na maioria das situações, porque o passageiro quer quase sempre voar para o destino final.

Sempre que opte pelo reencaminhamento num voo posterior, a companhia aérea deve, na medida do necessário e razoável, proporcionar também a referida assistência (refeições, acesso a um telefone, estadia em hotel e transportes entre o aeroporto e o hotel).

Casos há, no entanto, em que não aparecem voluntários em número suficiente e, por isso, poderá ver o seu embarque recusado contra a tua vontade. Nesse caso, os seus direitos são os mesmos dos voluntários e as indemnizações previstas são as referidas acima.

Overbooking são um dos imprevistos mais desagradaveis na area do turismo , damos muita importancia a esse factor até porque o cliente final tem direitos quando isso acontece .

Esta é uma das matérias que damos muito importancia na nossa Academia e que continuaremos a dar. Já agora se é um apaixonado da area do Turismo e gostaria de ter o seu proprio negocio on line nesta area convidamos lhe a fazer parte juntando se a nós.

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