A Croácia recebe mais de 800 cruzeiros turísticos em seus portos nas principais cidades costeiras e nas 1.185 ilhas do país, e isso apenas no verão.
(Crie sua conta gratuita ICLIGO e descubra os preços lowcost que lhe podemos proporcionar na sua proxima estadia na Croacia)
Ao longo dos 1.778 quilômetros de extensão de sua costa, iates de europeus endinheirados disputam palmo a palmo um espaço no mar de água verde/azul-turquesa cristalina, enquanto locais bem vestidos passam o tempo entre cafés estilosos e boutiques em alguma das diversas “old towns”.
A descrição acima caberia bem a qualquer trecho do litoral grego ou à Costa Amalfitana, na Itália, mas se aplica igualmente à Croacia, que começa a atrair turistas de todo mundo, mas que há pelo menos uma década ganhou o título de a “melhor praia da Europa”.
A primeira explicação está na localização: com o Mar Adriático em seu quintal, foi preciso apenas remodelar cidades já atrativas como Dubrovnik e Split para atrair os euros dos europeus com gostos mais refinados.
Outro motivo é que, apesar de mais cara que outros países do centro-leste europeu, a Croacia ainda cobra preços convidativos para quem está acostumado a curtir férias em Ibiza ou Santorini.
O mar é o grande cartão-postal desse país, mas dê uma chance ao conjunto de lagos que forma o parque nacional de Plitvice Lakes ou à culturalmente rica capital Zagreb para sentir um pouco do que tem a oferecer essa ex-nação da Iugoslávia que se tornou uma das maiores potências turísticas do continente.
A COSTA DÁLMATA
Um passeio que vem ganhando muitos fãs na Croacia é o cruzeiro pela costa do Adriático. Desde o arquipélago de Zadar até Dubrovnik, ao sul, passando pelo paraíso do windsurfe em Brac e as montanhas e casas históricas de Hvar, Vis, Mljet e Jelsa, o turista fica mesmerizado com o belo espetáculo de ilhas rochosas, belo mar, história e natureza.
Há ferries que ligam cada uma das ilhas e há boas pousadas em boa parte delas.
Por terra, cidades como Zagreb estão ligadas a cidades turísticas importantes do centro da Europa como Budapeste (6 horas de viagem), Viena (6h40) e Munique (8h30),
Chegar de carro também é uma excelente opção, principalmente para aqueles que planejam conhecer lugares mais isolados, incluindo a Eslovênia.
O aluguer de carro dentro e fora da Croácia é muito simples e as estradas são, no geral, bem mantidas e sinalizadas.