fbpx

Bulgaria, uma saga em que história se confunde com religião.

sofia scaled

Bulgaria, uma saga em que história se confunde com religião.


Se a Bulgaria pudesse ser definida em uma frase, essa sintetizaria séculos de conflitos, interesses, etnias e crenças que formaram o que é o país da Península Balcânica hoje.

Sua capital, Sófia, transita entre a emancipação a uma capital da União Europeia e uma herança soviética que deixou mais feridas do que saudades.

Mas, acima de tudo, a cidade, que é representada por uma mulher com um pássaro, tem clima bucólico, calmo e mostra-se um lugar perfeito para ser conhecido a pé.

Pode não ser a capital mais chique da Europa ou mesmo a mais estruturada para turistas ávidos por compras, mas Sófia é dona de, sem dúvida, uma das histórias mais fabulosas do mundo.

Bulgaria

Um dos pontos mais convidativos, no entanto, são os próprios búlgaros.

Amistosos, costumam se dispor a explicar com calma desde caminhos até o museu ou a igreja até a saga turca na Península Balcânica.

A alegria do povo búlgaro reflete-se em festas durante quase o ano todo.

As celebrações religiosas são ditadas, em sua maioria, pela Igreja Ortodoxa – que respeita o calendário juliano, em geral 13 dias atrás do nosso. Há também festivais ligados à cultura regional, marcada por estilos de música como o folk e o cigano.


GASTRONOMIA

A culinária búlgara é muito diversificada. Não é difícil encontrar uma variedade considerável de pães e saladas pra acompanhar as refeições. O iogurte búlgaro é, inclusive, considerado por muitos como o melhor do mundo.

iogurtebulgaro

Iogurte Bulgaro

Um dos pratos que mais caracterizam o país é a banitsa – massa assada e recheada. Mas quando passar por aqui, também não deixe de provar os buhtas – bolinhos servidos com geleia ou mel.

Em Sofía, a síntese da gastronomia local está no Raketa Rakia Bar, com decoração e ambiente agradáveis. O Sunmoon, por outro lado, tem opções vegetarianas e uma boa carta de vinhos orgânicos. Se o desejo é provar receitas de outros países, tente o italiano Il Viaggio ou os indianos Taj Mahal e Kohinoor.

Já em Plovdiv, o Hemingway consagra-se como um dos melhores restaurantes da cidade. Se quiser ir de sobremesa, tente a Gelateria Afreddo, com diversas opções de sorvetes e bolos pra acompanhar um café.

Você vai adorar Sófia

Sófia é a capital da Bulgária e maior cidade do país, com seus cerca de 1,5 milhões de habitantes. Conhecida por sua importância histórica durante o período da Cortina de Ferro e da URSS, Sófia recebeu a herança dos grandes projetos arquitetônicos socialistas.

f66bbf7e city 6035 162cfd798fe

Suas origens pré-romanas tornam o passado de Sófia ainda mais interessante, e as ruínas do anfiteatro de Serdica são uma das atrações que representam essa história. A cidade foi ainda o centro de um império, uma metrópole bizantina durante a Idade Média e parte do império Otomano.

Além de todos os museu e edifícios históricos, Sófia é a única cidade grande que possui uma estação de esqui em seu perímetro urbano. O Maciço de Vitosha é imponente e, durante o inverno, atrai turistas de todo o Leste europeu.

Esse destino completo oferece ainda boa comida, eventos ao ar livre, termas naturais e parques verdes que irão agradar a todos os tipos de viajantes!

Os moradores dirão que a melhor época para ir a Sófia é definitivamente entre Maio e Setembro (o verão búlgaro no Hemisfério Norte). Em maio e início de Junho, o clima está melhor e há menos turistas. No alto verão (Julho e Agosto), você pode se refrescar nas piscinas ao ar livre da cidade, enquanto no inverno é possível praticar esqui em Vitosha.

Sófia oferece uma mistura de hotéis históricos e opções de luxo ultramodernas, com muitos albergues e pensões. Alguns dos melhores hotéis da cidade incluem o Crystal Palace Boutique Hotel, o Sense Hotel de cinco estrelas e o Sófia Hotel Balkan, que possui um spa e sauna inclusos.

Centro

Leave a reply

error: Conteúdo protegido!!!