roaming costuma ser muito caro, os cartões SIM locais implicam gastar dinheiro e justificam-se apenas para estadias razoavelmente longas, e o Skype só é gratuito em algumas situações - eis o cenário disponível para quem pretenda fazer chamadas telefónicas em viagem usando o seu smartphone.

Até aparecer o Viber.

 

O Viber é uma aplicação atualmente existente para telemóveis iPhone e Android (num futuro próximo também haverá para BlackBerry), que permite efetuar chamadas telefónicas e enviar mensagens de texto a custo zero para todos os contactos que tenham a aplicação instalada, ela própria gratuita

Ou seja, não serve para contactar toda a gente, mas é muito útil a barata para contactar amigos e familiares mais próximos que possuam um daqueles smartphonese tenham - nem que seja a nosso pedido - o Viber instalado. Quem recebe não precisa de ter acesso à Internet no momento de receber a chamada. Para um viajante que se ausente para locais onde o roaming é caro, o conceito associado ao Viber é uma solução quase perfeita para manter contacto de voz com quem fica.

Na prática, tem algumas deficiências, mas vai funcionando. O maior problema que tenho sentido na utilização do Viber no estrangeiro, em viagem, em versões anteriores àquelas para iPhone 4s, tem sido a deficiente fiabilidade das chamadas efetuadas - umas vezes é difícil estabelecer comunicação, outras vezes o interlocutor não nos ouve, outras ainda a chamada "vai abaixo".

Acreditamos que, com o tempo, esses problemas sejam resolvidos, e daí a recomendação para instalarem.

 

Descontos que vão até aos 50% na sua próxima estadia