Turismo de Portugal considera Porto um 'caso de sucesso' turístico

O presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, afirmou hoje que o Porto é um dos "mais notáveis" casos de sucesso no país quanto à sua afirmação como "destino turístico".

"O Porto conseguiu impor-se como destino turístico num país onde já existem três regiões turísticas com algum desenvolvimento [Algarve, Lisboa e Madeira], oferecendo um atractivo completamente diferente do que já existe", disse na conferência "Turismo 2020: Plano de Acção para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal", realizada na Alfândega do Porto.

O número de visitantes, nomeadamente estrangeiros, cresce a "níveis impressionantes" nesta cidade do Norte do país, frisou o responsável pela instituição da autoridade turística nacional. 

Na opinião de João Cotrim de Figueiredo, as regiões que têm ambições de se tornarem "atractivas turisticamente" e "encontrar a sua identidade" devem "inspirar-se" no Porto.

O Porto é, actualmente, "um destino turístico" porque tem um carácter autêntico e não pretende ser mais do que aquilo que é, gerando nos turistas uma "sensação de genuinidade e de reencontro com o tempo de consumo menos ostentativo", realçou o responsável pelo Turismo de Portugal. 

O dirigente salientou que o Porto contribui para uma definição do turismo em Portugal. João Cotrim de Figueiredo ressalvou que, nos últimos três anos, cerca de um terço dos apoios para o sector foram canalizados para a região Norte. As verbas destinadas à hotelaria e animação turística situaram-se entre os 42 e 46%, demonstrando que se houve discriminação foi positiva, afiançou. 

O vice-presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte, Nuno Botelho, lembrou que o "Porto está na moda e é um destino `sexy´". 

Actualmente, é o segundo destino regional com maior taxa de crescimento, realçou.

No primeiro semestre deste ano foram registadas 1.183.800 dormidas de estrangeiros, o que representa um aumento de 15,8% face ao mesmo período do ano passado (1.022.000).

Segundo dados do Turismo de Portugal, os principais turistas do Norte vêm de Espanha, França, Brasil, Alemanha e Reino Unido. 

A taxa de dormida de visitantes residentes representa 49%, enquanto a de não residentes situa-se nos 51%.

Recomendamos que conheça melhor a cidade do Porto :