Qual é a cidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas cidades do Mundo?

A sua fundação aconteceu há mais de 2.000 anos e prova disso são os inúmeros vestígios celtas que a rodeiam.

É ainda uma das cidades cristãs mais antigas do mundo, contando com mais de 2000 anos de história, remontando aos tempos romanos quando se chamava Bracara Augusta em homenagem ao Imperador César Augusto.

Por isso mesmo é uma das primeiras cidades a ter sido convertida ao Cristianismo.

O território que hoje é conhecido como Braga já era habitado desde o Mesolítico pela tribo dos Brácaros, como atestam os estudos arqueológicos a partir da Idade do Bronze. Braga ou Bracara Augusta, como os romanos a baptizaram, é a cidade mais antiga de Portugal.

Foi fundada pelos Celtas em 300 a.C. e foi um centro administrativo romano em 27 a.C.. Após a conquista do império romano, Braga tornou-se na capital política e intelectual do reino dos Suevos, que englobava a extinta região da Gallaecia e se prolongava até ao Rio Tejo. Contudo, no ano de 716 os Mouros alcançam a cidade e provocaram uma grande destruição na mesma.

Erguida ao longo dos séculos pelo povo Português, Braga sustenta agora um esplendor barroco como é difícil de encontrar.

Também é conhecida como, Cidade dos Arcebispos ou Roma Portuguesa, devido ao vasto património religiosos, do qual se pode destacar a Sé de Braga, a mais antiga do País, e o Santuários do Bom Jesus, que atrai fiéis e peregrinos dos quatro cantos do mundo.