Os 20 lugares com a água mais pura do planeta

Reu­nimos uma lista de lu­gares em que a água é não só in­cri­vel­mente pura como também ofe­rece pai­sa­gens de uma be­leza impar.

71% da su­per­fície do nosso pla­neta é co­berta por água - desde os oce­anos até aos lagos de mon­tanha e la­gunas nas selvas. Com o passar do tempo os nomes e as fron­teiras destes re­ser­va­tó­rios mu­daram. A única coisa que per­ma­nece inal­te­rada é o facto de atrairem todo ano cen­tenas de mi­lhares de tu­ristas graças à sua água cris­ta­lina e azul que é des­lum­brante.

Vamos agora mesmo partir para uma vi­agem on­line e ver os 20 lu­gares do nosso pla­neta onde a água é in­cri­vel­mente trans­pa­rente.

1. Ilha de Bora-Bora, Polinésia Francesa

É a pá­tria de re­sorts lu­xu­osos que flu­tuam sobre a água. Este lugar atrai tu­ristas de todo o pla­neta que pro­curam as pu­rís­simas águas de cor tur­queza e uma fina areia branca.

2. Ilhas de San Blás, Panamá

Fica perto do li­toral do norte do Pa­namá.

3. Lago das Cinco Flores, China

O lago per­tence ao Parque e Re­serva Na­tural de Jiuzhaigou. A trans­pa­rência do lago raso per­mite aos vi­si­tantes ver o fundo co­berto ple­na­mente por troncos das ár­vores caídas. Além disso, a água re­flete vá­rias cores e to­na­li­dades do bosque que fica perto do lago.

4. Ilhas Phi Phi, Tailândia

Este lugar in­clui duas ilhas grandes e al­gumas pe­quenas. As águas são fa­mosas pela sua trans­pa­rência e ro­chas de cal­cário em formas fan­tás­ticas.

5. Cayos Cochinos, Honduras

Um dos lu­gares mais sim­ples na nossa lista. Ele está sob a de­fesa do go­verno de Hon­duras e fica fe­chado à pesca co­mer­cial.

6. Lago Moraine, Canadá

O lago fica no Parque Na­ci­onal Banff e enche-se graças ao gla­ciar. Os se­di­mentos do gla­ciar deixam-no azul e verde. Uma foto do lago foi usada para a pá­gina ini­cial do Win­dows 7.

7. Ilhas Maldivas

É uma rede de ilhas no Oceano Ín­dico. As águas ma­ra­vi­lhosas per­mitem não só nadar como também apro­veitar para pra­ticar um dos me­lhores mer­gu­lhos na sua vida.

8. Praia de Navagio, Grécia

Todos os anos a praia atrai mi­lhares de tu­ristas. Ela é fa­mosa pelas suas ro­chas de cal­cário e água muito pura, e também é um dos me­lhores lu­gares para BASE jum­ping.

9. Ilha Inapacan, Filipinas

A ilha fica numa pro­víncia re­mota de Pa­lawan e é cer­cada por praias tran­quilas e água super-pura.

10. Lago Jenny, Estados Unidos

Fica no ter­ri­tório do Parque Na­ci­onal de Grand Teton, no norte oci­dental do es­tado Wyo­ming.

11. Lago Pukaki, Nova Zelândia

O re­ser­va­tório é de uma cor ex­tre­ma­mente azul graças à “fa­rinha gla­ciar”. É um dos três grandes lagos que são quase pa­ra­lelos e se es­tendem do norte para o sul ao longo da bacia do rio Mac­Kenzie.

12. Mourea, Polinésia Francesa

Graças às suas ma­ra­vi­lhosas águas azuis e pai­sa­gens, Mourea é um lugar muito po­pular para passar a lua de mel. Al­guns vi­a­jantes pensam que é a ilha mais bo­nita do mundo.

13. Grande Barreira de Coral, Austrália

A maior faixa de co­rais no mundo e o lugar mais po­pular para pra­ticar mer­gu­lhos. A água aqui é tão trans­pa­rente que dá para ver os co­rais do es­paço.

14. Ilha de Corfu, Grécia

As águas do li­toral de Corfu, a se­gunda maior ilha entre as Ilhas Jó­nicas, dão aos tu­ristas a pos­si­bi­li­dade de apro­veitar a sua trans­pa­rência e pu­reza cris­ta­lina. A ilha é vi­si­tada por tu­ristas de todo o mundo, mas a maior parte deles são do Reino Unido, da Ale­manha e dos países es­can­di­navos.

15. Lago Tahoe, Estados Unidos

O maior lago nos EUA de­pois dos Grandes Lagos.

16. Tulum, México

Tulum é uma das ci­dades li­to­rais da tribo maia que existem até hoje. Anu­al­mente, uma mul­tidão de tu­ristas di­rige-se para lá para ad­mirar a des­lum­brante areia branca e água trans­pa­rente.

17. Peyto, Canadá

O Lago Peyto fica no Parque Na­ci­onal Banff. Graças à cor viva da água e uma forma es­tranha (que lembra a ca­beça de lobo), o lago pa­rece ser de­se­nhado. A maior parte da areia de ro­chas os se­di­mentos ori­gi­nados no de­sa­guar de gla­ci­ares causam a to­na­li­dade tur­quesa do Peyto.

18. Ilha Panari, Japão

É uma das partes mais re­motas do Japão que fica a umas cen­tenas de mi­lhas a este de Taiwan.

19. Whitehaven Beach, Austrália

A areia desta praia con­siste em 98& de dió­xido de si­lício que deixa a sua tex­tura tão for­mi­dável e a cor branca tão viva. Du­rante marés altas a areia branca e água tur­quesa mis­turam-se cri­ando ima­gens ines­que­cí­veis.

20. Lago Baikal, Rússia

O lago mais pro­fundo do pla­neta e o maior re­ser­va­tório na­tural de água doce. A sua lar­gura entre por volta de 25 até 80 qui­ló­me­tros, e a sua su­per­fície é igual à su­per­fície do ter­ri­tório de tais países como a Bél­gica, os Países Baixos ou a Di­na­marca.