O palácio português que é o 'melhor castelo da Europa'

A European Best Destinations criou lista dos mais atraentes castelos europeus e à entrada não hesitou: abre com o Palácio da Pena de Sintra.

De facto, há quem lhe chame o Castelo da Pena tal a altivez. Mas este altivo e romântico monumento nacional é mesmo Palácio Nacional, tendo por vizinho o Castelo dos Mouros. No site da European Best Destinations surge à frente de manificências como o castelo de Neuschwanstein (expoente do género mas só construído três décadas após a jóia de Sintra) ou o Alcázar de Segóvia.

"Localizados na serra de Sintra, o parque e palácio da Pena são fruto do génio criativo de Dom Fernando II", escreve-se no site - o mesmo em que decorre a votação para Destino Europeu do Ano, para o qual Liboa está nomeada. O palácio, sublinham, é "o expoente máxido do romantismo do séc. XIX em Portugal, denotando claras influências arquitectónicas manuelinas e mouriscas" 

Na lista, que inclui 15 monumentos da Europa, refere-se ainda que o "paláico foi construído de forma a poder ser visto de qualquer ponto do parque", constituído por "floresta e jardins luxuriantes com mais de 500 espécies diferentes de árvores vindas dos quatro cantos do planeta".

Além da portuguesa Pena, do Alcázar espanhol e do alemão Neuschwanstein (primeiros três no ranking), o top prossegue com o Castelo de Hohenzollern (Alemanha), Walzin (Bélgica), Eltz (Alemanha), Chambord (França), Culzean (Escócia), Eilean Donan (Escócia), Windsor (Inglaterra), Corvin  (Roménia), Trevarez (França), Hohenwerfen (Áustria), Bran (Roménia, mais célebre como o "Castelo de Drácula") e Schwerin (Alemanha).