Nunca como hoje houve tantos turistas no Porto

Relação qualidade preço é uma das razões que tem atraído os visitantes. As viagens de avião ‘lowcost’ também contribuíram para a afirmação do turismo portuense
 

Há mais turistas do que nunca no Porto. Em apenas cinco anos, o Porto recebeu mais 800 mil turistas. Se em 2009, a cidade recebeu 1,4 milhões de turistas, em 2014, o número atingiu os 2,2 milhões, uma subida de 63%, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Com um total de 5,4 milhões de dormidas registadas em 2014, mais 11% que em 2013, o Norte de Portugal ocupa um lugar de destaque no ‘ranking’ nacional, com um acréscimo de 4% na taxa de ocupação e os melhores resultados entre as regiões nacionais. Segundo o INE, a região Norte é uma das que em 2014 mais se evidenciou face ao aumento generalizado das dormidas a nível regional, tendo registado em Dezembro um incremento notório (19,2%) e superior a Novembro (8,6%). Os números revelam um grande impulso do turismo na cidade e na região. Mas a que se deve este crescimento? A visibilidade dada por alguns prémios é uma das razões. 

No ano passado o Porto venceu o prémio European Best Destinations, tendo ficado à frente de cidades com cartas dadas no turismo mundial. Por várias vezes é referido em publicações internacionais como um destino a descobrir. Por outro lado, a conjugação de factores como a boa relação entre qualidade e preço nos hotéis, os acessos, ou a própria beleza da cidade, os seus monumentos e arquitectura, o vinho e o enoturismo têm contribuído para esta ascensão como destino “da moda”. A opinião dos especialistas contactados pelo Diário Económico converge numa série de pontos. E um deles passa pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro, que entre 2009 e 2014 recebeu mais 1,4 milhões de passageiros (4,5 milhões e 6,9 milhões, respectivamente), segundo a ANA - Aeroportos de Portugal.

Boa relação entre qualidade e preço A relação qualidade/preço é também apontada como um dos factores mais positivos do Porto.

O aumento da oferta hoteleira no Porto tem contribuído para a sua visibilidade a nível nacional e internacional. Em 2014 a Porto Vivo SRU emitiu 195 alvarás, sendo muitos deles para construção de hotéis. Em obra estão a ampliação do Hotel Pestana, na Ribeira, o Hotel no antigo palácio dos Condes de Azevedo, na Rua Saraiva de Carvalho, o Hotel no antigo Palácio dos TLP, na Batalha, o Hotel AS no Largo de S. Domingos e o Hotel na Rua Fonte taurina, nas antigas instalações do CRUARB.