Guimarães é o 4.º Património UNESCO mais recomendado do mundo

As opiniões da comunidade de utilizadores do TripAdvisor, provavelmente o mais influente portal de viagens do mundo, colocaram o centro histórico vimaranense em 4.º lugar entre todos os destinos do mundo com Património UNESCO.


Numa lista liderada pelo Conjunto Histórico do Palácio Potala, de Lhasa (Tibete sob administração chinesa), a ex-Capital Europeia da Cultura brilha à frente de Masada (Israel) e atrás do Desfiladeiro de Ironbridge (no Reino Unido, berço da revolução industrial) e do Palácio e Parque de Fontainebleau (França). O top surge de uma parceria entre UNESCO e Tripadvisor, baseando-se na análise do feedback de mais de 1,1 milhões de viajantes.

Trata-se do maior estudo deste género jamais realizado, segundo o comunicado do TripAdvisor. Cada um dos 962 sítios designados pela UNESCO como Património Mundial tem um enorme significado cultural ou natural, comenta Emma Shaw, porta-voz do site, realçando que estas listas identificam os locais mais valorizados pelos milhões de viajantes do TripAdvisor que os visitam.

A parceria entre o site e a agência das Nações Unidas nasceu em 2009 e, através de várias iniciativas conjuntas e relacionadas com o património, pretende sensibilizar e conquistar o apoio dos viajantes para a preservação dos sítios naturais e culturais inscritos na lista da UNESCO. Quando os utilizadores do site escrevem sobre um hotel, restaurante ou atracção que esteja dentro de uma área com Património Mundial, é-lhes solicitado que respondam a um inquérito sobre a sua experiência em relação ao sítio UNESCO, incluindo se o recomendam ou não.

Ao todo, já foram recebidos mais de 1,1 milhões de inquéritos. Entre vários comentários de portugueses, surgem também turistas estrangeiros - lindo e digno de ser visitado, escreve um utilizador espanhol; encantadora cidade velha, diz um argentino; respira-se uma belíssima atmosfera, aponta outro; saborosa comida regional, lembra um brasileiro; ou absolutamente charmoso, resume um francês.