Há quem adore andar de avião.

Mas a verdade é que, mesmo para essas pessoas, sobretudo em voos de longa duração, as horas começam a tardar a passar.

Não há milagres, mas há pequenos truques que pode usar a seu favor para viajar o mais confortavelmente possível.

Escolha o melhor lugar: Sempre que possível marque o seu lugar com antecedência. Opte pelo lugar do corredor, para se poder levantar mais facilmente. Quanto mais à frente for, menos sentirá a turbulência. Por fim, se conseguir, peça os lugares nas saídas de emergência, pois terá muito mais espaço para as pernas.

Roupa: Opte por roupas leves e largas e calçado confortável. Não se esqueça que é provável que as suas pernas inchem com a altitude, devido à má circulação e retenção de líquidos. Confesso que sempre que posso me descalço e adoro. Leve um casaco leve para a viagem e meias, pois é frequente o ar condicionado estar muito frio.

 

Hidrate-se: Beba água com muita frequência, antes e durante o voo. Se possível compre no aeroporto antes de embarcar, senão não tenha vergonha de pedir à hospedeira. Evite o álcool.

 

Diga não às dores de ouvidos: Leve pastilhas elásticas para a descolagem e aterragem. Porque é normal os ouvidos taparem ou ficarmos com dores durante o voo, devido à mudança de pressão. Se não tiver pastilhas, finja que está a bocejar, abra e feche a boca várias vezes.

 

Medicamentos: Leve consigo aqueles que precisa de tomar. Se forem pouco usuais, não se esqueça da receita do seu médico para evitar mal-entendidos na hora de embarcar.

 

Artigos de higiene pessoal: Se vai fazer um voo longo, pode querer ter consigo a escova e pasta de dentes, desodorizante, entre outros artigos. Não se esqueça que só pode levar na sua bagagem de mão embalagens de 100 ml no máximo. Nas farmácias e no aeroporto encontra kits especiais de viagem, com os artigos essenciais, do tamanho permitido.

 

Entretenha-se: Leve livros, revistas, palavras cruzadas, sudoku. Qualquer coisa para se distrair. Ou durma, se conseguir. Porque ao fim de algumas horas dentro do avião vai estar aborrecido.

 

Mexa-se: Sobretudo em voos de longa duração passeie pelos corredores, faça pequenos exercícios com os pés e as pernas, alongue as costas e o pescoço, para evitar inchar e assim combater a má circulação.